Detran-SP é um dos premiados da 7ª Edição do Destaques Maio Amarelo
18/06/2024

São Paulo, 18 de junho de 2024 — O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP), órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital, foi um dos vencedores da 7ª Edição do Destaques Maio Amarelo, criado como reconhecimento às iniciativas públicas e privadas que promovam a mobilidade urbana sustentável, segura e inclusiva. O resultado foi anunciado no encerramento da 3ª edição do evento Parque da Mobilidade Urbana 2024 (PMU), em São Paulo, na última sexta-feira (14). O Detran-SP foi destaque na categoria Poder Público/órgãos federais e estaduais, ao lado dos Correios, do Comando do Policiamento Rodoviário Federal e dos Detrans da Paraíba e do Paraná.
Foram avaliadas pela comissão do Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV), responsável pelo prêmio, mais de três mil ações realizadas com o intuito de trazer mais respeito e compreensão às regras de trânsito, ao longo do mês de maio. Durante o julgamento, foram considerados aspectos como a ousadia, a inovação e a capacidade de liderar e implementar os projetos. O Detran-SP saiu vitorioso especialmente por três macro iniciativas efetivadas no último mês: a campanha educativa “de Zero a Sem em um piscar de olhos”, que propunha a atenção de cada um à sua responsabilidade no trânsito; o início efetivo dos trabalhos do Sistran- Sistema Estadual de Trânsito, para promover a colaboração entre os órgãos de trânsito municipais, estaduais e federais; e a reformulação do Infosiga - portal de dados do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito, agora com novas informações, nova dinâmica de atualização e novas possibilidades de analisar panoramas sobre o trânsito no estado.
“Temos 25 milhões de condutores e um trânsito composto por diferentes agentes, todos com números de dimensão de um país, para administrar. E trabalhamos para realizar os sonhos dessas pessoas - e realizá-los com segurança”, comentou o diretor de Atendimento ao Cidadão do Detran-SP, Lucas Papais, ao receber o prêmio na cerimônia.
Participação em debate do evento
Encontrar caminhos para aumentar a segurança no trânsito é uma das prioridades do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP). O superintendente regional do órgão estadual, Eduardo Gomes, participou do painel “Segurança Viária nas Cidades em parceria com o Observatório Nacional da Segurança Viária (ONSV)”, ao lado do prefeito de Piracicaba, Luciano de Almeida, do gerente de projetos da Ciclocidades-Associação dos Ciclistas Urbanos de São Paulo, Flávio Soares de Freitas, e do diretor de projetos da Urucuia-Inteligência em Mobilidade Urbana, Irineu Gnecco Filho, durante a 3ª edição do Parque da Mobilidade Urbana. A conversa sobre os desafios e estratégias para reduzir os sinistros e promover um ambiente urbano mais saudável foi mediada pelo CEO do Observatório Nacional de Segurança Viária, Paulo Guimarães.
“O Detran-SP quer deixar de ser visto como um órgão cartorário, que só emite documentos. Estamos fazendo, desde o início de 2023, uma revolução interna que praticamente significa a refundação da autarquia. São mudanças nos processos, na agilidade e qualidade dos serviços, na diversificação das iniciativas, especialmente nas educativas e de fiscalização. Investimos em parcerias com diferentes atores da sociedade, que reafirmam nossa missão de promover a segurança viária e salvar vidas”, reforçou o superintendente Eduardo Gomes.
Atuação em rede
O superintendente do Detran-SP explicou também que a atuação em rede é um dos pilares da transformação pela qual passa o órgão atualmente. Além do intercâmbio permanente de conhecimentos com outros Detrans do Brasil, a autarquia anunciou recentemente a criação do Sistran - Sistema Estadual de Trânsito, que incentiva a adoção de práticas uniformes e a adesão ao Sistema Nacional de Trânsito (SNT), conforme estabelecido pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB). “Muitas cidades não têm sequer órgão municipal de trânsito ou mesmo a organização viária formatada, muito menos aderiram ao SNT. O Sistran, coordenado pelo Detran-SP e pelo Cetran-SP (Conselho Estadual de Trânsito), vai apoiar esses municípios nesta jornada. Afinal de contas, é nas cidades que a população circula”, afirmou. Ele disse que a ambição do Sistran é mobilizar também as empresas e lideranças da sociedade civil na causa da adesão ao PNATRANS - Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito.
O recente acordo operacional entre o Detran-SP e o Observatório Nacional de Segurança Viária, formalizado em maio, foi apontado como uma relevante parceria na diretriz de atuação em rede do órgão paulista. ”Vamos contar com a força da penetração e da influência direta do Observatório para vencermos o desafio de convencermos as lideranças municipais sobre a importância da organização do trânsito local em benefício da população”, disse Eduardo Gomes. Ele lembrou que, no trânsito, diferentemente da Educação e da Saúde, não há distinção entre o público e o privado: o ambiente é um só e interfere na vida de todos. “Queremos caminhar juntos com todos que possam apoiar a elaboração de políticas públicas realmente efetivas para a preservação de vidas”.
A favor da formatação de políticas públicas eficientes, Gomes falou da importância do Infosiga, portal de dados do Sistema de Informações Gerenciais de Sinistros de Trânsito coordenado pelo Detran-SP, reformulado e relançado em maio, com novas informações, nova dinâmica de atualização e novas possibilidades de analisar panoramas sobre o trânsito no estado. Paulo Guimarães, CEO do Observatório Nacional da Segurança Viária (ONSV), destacou ainda o LabInova, primeiro laboratório de inovação do Detran-SP criado para fomentar a cultura de inovação e experimentação por meio das interações com diversos segmentos da sociedade, do teste de hipóteses e do desenvolvimento de protótipos a partir da solução de problemas.
A importância de acionamento de diferentes atores do cenário para uma estratégia eficaz para a redução das mortes no trânsito foi enfatizada por Irineu Filho, da Urucuia. Entre as iniciativas internacionais de sucesso, ele mencionou a de Nova York, que mobilizou especialistas e estudantes para o redesenho de uma área da Ilha de Manhattan, para aperfeiçoamento das ciclovias e, consequentemente, melhor mobilidade. Em Bogotá, a implantação de um Plano de Mobilidade Urbana Sustentável, com envolvimento de diversos setores da sociedade, permitiu a conquista da meta da ONU de redução pela metade dos índices de mortalidade no trânsito, lembrou o diretor de projetos da Urucuia.
O envolvimento de vários setores da sociedade em prol de um trânsito mais seguro passa necessariamente pela conscientização e pela implantação de ações educativas desde a escola, concordaram todos os debatedores. O prefeito de Piracicaba, Luciano de Almeida, apontou essa como uma das principais estratégias que permitiram a drástica redução dos índices de letalidade nas vias da cidade. “As crianças levam as mensagens para os pais, que tendem a escutá-las”, afirmou.
Redução da velocidade e fiscalização
O CEO do ONSV lembrou que o Brasil tem uma das mais eficientes legislações contra a alcoolemia no trânsito, mas, por outro lado, afrouxou a punição aos motoristas que cometem infrações recorrentes ao aumentar o limite de pontos para a suspensão de CNHs. No quesito fiscalização, a atuação do Detran-SP foi destacada pelos participantes, que comentaram sobre as ODSIs - Operação Direção Segura Integrada. “O Detran-SP tem o mérito de apoiar as cidades no trabalho árduo de sinalização, fiscalização e educação no trânsito contra a alcoolemia”, afirmou Paulo Gomes.
Outro ponto de concordância do painel foi a necessidade da redução da velocidade média para impacto efetivo no número de sinistros. Flávio de Freitas, gerente de projeto da Ciclocidades, lembrou que o excesso de velocidade é o principal fator de risco no trânsito. “Na Bélgica e no Reino Unido, com a redução da velocidade permitida para 30 km/h em alguns trechos, os resultados de segurança são visíveis”, conta. “Em Londres, por exemplo, a redução impactou diretamente na qualidade de vida e passou a atrair cidadãos para o transporte por bicicletas e inclusive a pé”, complementou Irineu Filho, da Urucuia.
Sobre o Detran-SP
O Detran-SP, órgão vinculado à Secretaria de Gestão e Governo Digital (SGGD), do governo paulista, trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.
Atualmente, está implementando a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.
Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 34 milhões de veículos registrados e mais de 25 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.