“Por que educar para o trânsito?”
Segundo dados do Ministério da Saúde, os acidentes figuram entre as maiores causas de morte ou invalidez em nosso país, sendo o trânsito um dos principais responsáveis por óbitos e hospitalizações de crianças, jovens e adultos. Estima-se que 40% das mortes na faixa etária entre 0 e 14 anos sejam causadas por acidentes envolvendo a criança enquanto pedestre, ocupante de veículo ou ciclista. Destes, 90% poderiam ser evitados por meio de ações de segurança e prevenção. (+) continua...
A Organização das Nações Unidas (ONU), com o objetivo de combater o alarmante número de mortes provocadas por acidentes de transportes terrestres em todo o mundo, estabeleceu o período entre 2011 e 2020 como a Década de Ações para a Segurança Viária, na qual deverão ocorrer ações para a redução em 50% da mortalidade no trânsito em todos os países, incluindo o Brasil.
A letalidade do trânsito torna fundamental o desenvolvimento de programas educacionais de proteção da infância, sensibilização e conscientização de jovens e adultos e de formação e aprimoramento de educadores capacitados, que atuem direta e efetivamente em suas escolas e comunidades com o objetivo de propagar a cultura de valorização e preservação da vida.
A função da educação para o trânsito é criar condições didático-pedagógicas voltadas à análise, à reflexão e ao debate sobre o respeito às leis de trânsito e a convivência em sociedade. Trata-se, sobretudo, de abordar a transversalidade do tema nos aspectos que envolvem o convívio entre pessoas e veículos, e o compartilhamento pacífico de espaços públicos. Assim, a educação no trânsito advoga a favor da afirmação dos princípios da responsabilidade, da solidariedade e de tantos outros valores imprescindíveis à promoção de uma cultura de mobilidade que priorize um trânsito mais seguro.
É atribuição do Detran-SP, como órgão componente do Sistema Nacional de Trânsito, planejar, coordenar, articular e apoiar ações destinadas a garantir a segurança viária e o acesso à educação para o trânsito e fiscalização, além de propor a formulação de parcerias com outros órgãos e entidades visando incrementar a efetividade, a eficiência e a eficácia de tais ações.
As atividades propostas em cada programa educacional do Detran-SP primam pela adoção de comportamentos seguros e orientam os participantes, sejam eles crianças ou adultos, a se posicionarem de maneira crítica, responsável e construtiva nas diferentes situações sociais que envolvem o contexto do trânsito.
Saiba mais selecionando as opções abaixo:
Conheça o "Clube do Bem-te-vi", um programa educativo de trânsito, coordenado e desenvolvido pela Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo.
O Programa
Criado em 1990, o "Clube do Bem-te-vi" é um programa educativo de trânsito coordenado e desenvolvido pela Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP em parceria com a Polícia Militar do Estado de São Paulo, que tem a finalidade de educar para o trânsito as crianças dos Anos Iniciais do Ensino Fundamental do Estado de São Paulo, e deve ser solicitado pelos Municípios.
Equipe do Programa
Objetivo
A ação educativa do "Clube do Bem-te-vi" tem como objetivos:
1) Compartilhar princípios básicos de segurança no trânsito, como as formas corretas de atravessar a rua, de andar de bicicleta nas vias, de usar o capacete, o cinto de segurança, a “cadeirinha” e o assento de elevação, e as precauções necessárias ao utilizar o celular enquanto caminha pelas ruas, etc.
Foto: São Roque
Foto: Catavento |
Foto: Catavento |
2) Incentivar os educadores a trabalharem a educação para o trânsito de forma transversal com seus alunos.
Didática
O Programa é desenvolvido por meio de palestras com duração aproximada de 50 (cinquenta) minutos, com a presença dos professores.
Foto: São Miguel Arcanjo
As crianças participam ativamente das palestras, apresentando suas dúvidas e curiosidades.
Durante as atividades, os Policiais Militares compartilham os seus conhecimentos técnicos e experiências profissionais por meio de linguagem acessível, bem como de brincadeiras que auxiliam na fixação do tema abordado, envolvendo desta forma alunos e professores.
Foto: APAE Barretos
Material didático
Após as palestras, os alunos recebem Cartilhas Educativas de Trânsito com as principais orientações abordadas.
Junto com esse material, também são oferecidos uma Carteira de Habilitação Mirim e um Talão de Multas Mirim para que os alunos conscientizem as pessoas de seu convívio social e multipliquem os conhecimentos adquiridos, inclusive sobre os cuidados que devem ter consigo e com as outras pessoas quando estiverem utilizando as vias públicas como pedestres, ciclistas ou passageiros, contribuindo para a formação de uma consciência cidadã.
Encerramento
Ao final dos trabalhos, geralmente no último dia da equipe de policiais no município, é realizada uma solenidade de encerramento, com a participação dos alunos das escolas envolvidas, além da presença de autoridades locais.
As escolas participantes podem fazer apresentações voltadas ao tema “educação para o trânsito” (teatro, mímica, música, dança, entre outros).
Foto: Mogi das Cruzes
Ainda, há uma premiação de trabalhos educativos por faixa etária.
Foto: Rio das Pedras
A execução do programa independe do encerramento, que é opcional. No entanto, quando este ocorre e tem ativa participação dos alunos e professores, atrai a atenção de toda a comunidade sobre a importância da educação para o trânsito.
Foto: Rio das Pedras
Dados estatísticos
Dados estatísticos de 1990 a março de 2020
|
|
Municípios visitados
|
345
|
Estabelecimentos de ensino atendidos
|
4.559
|
Professores / educadores envolvidos
|
51.413
|
Alunos
|
1.607.408
|
Solicite uma visita
Para agendar uma visita do Programa ao município, a solicitação deverá ser feita pela Prefeitura, por meio de sua Secretaria Municipal de Educação, via ofício à Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização do Detran-SP, indicando nome e telefone para contato.
As cidades que solicitarem o Programa serão contatadas para agendamento de uma reunião para definição de detalhes, pois os policiais permanecem no município por um período de aproximadamente 10 (dez) dias, procurando atingir o maior número possível de escolas.
Os dados da Diretoria são:
Fernando Durán Poch
Diretor de Educação para o Trânsito e Fiscalização - Detran-SP
Rua João Brícola, 32 - 6º andar - Centro
CEP 01014-010 - São Paulo/SP
Aplicativo do Clube do Bem-te-vi
Em dezembro de 2015, foi lançado o aplicativo de jogos educativos do Clube do Bem-te-vi, que é disponibilizado para todas as crianças do Brasil.
Este aplicativo é uma proposta divertida de educar para o trânsito crianças de 06 e 11 anos e conta com 5 jogos, vídeo educativo, jingle do Programa, mandamentos, cartilha educativa e ainda fornece uma CNH mirim quando algumas atividades são concluídas.
Os jogos são: Cadeirinhas, Andando de bicicleta, Jogo da memória, Quizz e Adivinhe a palavra.
O aplicativo é gratuito e está disponível nas plataformas Android e iOS.
|
Clube do Bem-te-vi (jingle musical) |
Pare, olhe e siga as regras de segurança! |
O Programa
O Detran-SP, sob a coordenação da Diretoria de Educação para o Trânsito e Fiscalização, em parceria com a FUNDACIÓN MAPFRE, desenvolve o Programa “Educação Viária é Vital” desde 2015.
O Programa “Educação Viária é Vital” chegou ao Brasil em 2004 e, desde então, vem se consolidando como uma ação educativa interessada em incentivar a pesquisa e a compreensão do trânsito a partir da ótica das relações humanas no contexto da circulação pelos espaços públicos.
O Programa atuou diretamente com os educadores da rede pública (professores e coordenadores pedagógicos), fomentando a realização de projetos que favorecessem práticas de convivência harmoniosa no trânsito.
A missão última do Programa é reduzir os índices de acidentes de trânsito por meio de ações educativas que primem pela adoção de comportamentos básicos para um deslocamento seguro, de maneira que crianças e adolescentes possam adquirir hábitos que contribuam para a formação de cidadãos mais atentos, conscientes e respeitosos em relação à segurança viária.
Para tanto, durante o desenvolvimento do Programa, foram fornecidos materiais didáticos de apoio e orientação para a elaboração de projetos escolares que foram desenvolvidos pelos educadores, em conjunto com os alunos.
Objetivos
O programa se propôs a:
• Envolver os alunos em observação, análise e crítica das condições de circulação dentro da escola, na comunidade do entorno (bairro) e na cidade;
• Promover ações solidárias, participativas e responsáveis entre os alunos envolvidos, que incentivem a circulação segura e harmoniosa dentro e fora da escola;
• Favorecer a adoção de hábitos e atitudes seguras e solidárias na circulação destes alunos nos espaços da escola, da comunidade e na cidade;
• Dar visibilidade a projetos escolares que se destaquem na implementação de ações educativas sobre a circulação viária.
Público-alvo
O Programa “Educação Viária é Vital” foi direcionado a alunos, familiares e profissionais de educação das escolas públicas municipais de Ensino Fundamental.
Metodologia
A educação viária para alunos é um conjunto de técnicas e conhecimentos teóricos e práticos, desenvolvidos no Programa por meio de dois momentos distintos:
1º) Capacitação presencial e a distância de profissionais de educação da rede municipal de ensino para o desenvolvimento de projetos educacionais, totalizando 40 horas de capacitação;
2º) Desenvolvimento prático dos projetos educacionais, em conjunto com os alunos.
A capacitação dos educadores ocorrerá em duas fases, presencial e à distância. A capacitação presencial terá turmas compostas de até 36 participantes, carga horária de 4 (quatro) horas e será no município.
A capacitação a distância terá o caráter complementar de apoio às atividades a serem desenvolvidas, com carga horária de 36 (trinta e seis) horas, incluindo o tempo investido na sistematização dos projetos pela Ficha de Inscrição, totalizando 40 (quarenta) horas de capacitação.
Impactos esperados
Com o Programa “Educação Viária é Vital”, pretendeu-se contribuir para a formação de cidadãos conscientes e responsáveis pela segurança individual e coletiva, resultando em:
• Redução de mortes, deficiências físicas e outras implicações para as vítimas de acidentes de trânsito, suas famílias e outros dependentes;
• Redução dos custos com saúde no tratamento e reabilitação das vítimas;
• Promoção da adoção de comportamentos e de ambientes seguros e saudáveis;
• Aumento da qualidade de vida, respeito ao outro e ao bem-estar coletivo, assim como da corresponsabilidade social;
• Preservação de vidas, prioritariamente as de crianças e jovens, principais vítimas no trânsito;
• Conhecimento, respeito e ação em favor dos Direitos Humanos.
Municípios Participantes
O Programa “Educação Viária é Vital” foi implementado nos seguintes municípios paulistas:
Assis, Avaré, Barretos, Bebedouro, Bom Jesus dos Perdões, Cabreúva, Catanduva, Dois Córregos, Ilha Solteira, Itararé, Lençóis Paulista, Luiziânia, Matão, Mococa, Mogi Guaçu, Mogi Mirim, Ourinhos, Pariquera-Açu, Pederneiras, Registro, Rio Claro, Saltinho, São Carlos, São José do Rio Pardo, São José do Rio Preto, Taquarituba.
O Projeto em números - 2015 a 2019
Educadores capacitados: 3.350
Escolas capacitadas: 799
Alunos participantes: 93.533
Municípios participantes: 26
Encontro Nacional do Programa Educação Viária é Vital
Ao final de cada ano, a Fundação Mapfre promove o Encontro Nacional do Programa, onde há a apresentação dos Projetos de Destaque de cada município participante, que concorrem a uma premiação.
Os projetos vencedores foram:
|
|
|
|
09/08/2017 - SBT Interior - Presidente Prudente
Campanha visa orientar crianças para garantir o respeito entre motoristas e pedestres
23/06/2017 - Dhoje Interior - São José do Rio Preto
Educação para o trânsito é tema de curso para alunos e professores
14/06/2017 - Jornal Diário de Suzano
Iniciado projeto de agentes sobre consciência no trânsito
18/05/2017 - Rádio Comercial 1440 AM - Presidente Prudente
Prefeitura de Prudente e Detran-SP renovam convênio Criança Segura
12/05/2017 - O Diário - Barretos
Deu no rádio:
Projeto de educação de trânsito do Detran-SP e Polícia Militar continua hoje na escola municipal Marlene Carboni Pereira
10/05/2017 - TV Barretos TVB
Todas as escolas da rede municipal de ensino vão ser visitadas pelo Clube do Bem-te-vi
10/05/2017 – Portal O Diário Online - Barretos
Detran-SP e Polícia Militar incentivam educação de trânsito em Barretos
10/05/2017 - Jornal O Diário - Barretos
Capa - Detran-SP e Polícia Militar incentivam educação de trânsito em Barretos
09/05/2017 - O Diário - Barretos
Capa - Detran-SP realiza ações educativas em campanha especial na cidade
09/05/2017 - Portal O Diário Online – Barretos
Detran-SP realiza ações educativas em campanha especial na cidade
08/05/2017 - TV B - Barretos
Programa Clube do Bem-te-vi em Barretos
29/04/2017 - A Folha de Saltinho
Capa - Programa "Clube do Bem-Te-vi" orienta as crianças sobre cuidados no trânsito
04/04/2017 - Diário Oficial do Estado de São Paulo
Bem-te-vi leva orientação de trânsito a crianças de São Carlos
21/11/2016 - Rádio Cacique 1160 AM - Jornal da Cidade - Sorocaba
Detran-SP São Paulo realiza ações de conscientização no trânsito em escolas de Pilar do Sul
19/11/2016 – Portal G1
Detran-SP faz ações de conscientização no trânsito em escolas de Pilar do Sul
28/06/2016 – Jornal Diário de Suzano
Professores da rede de ensino de Suzano participam de curso sobre educação no trânsito
23/06/2016 – Jornal da Fonte – Jaboticabal
Encerramento do Programa Bem-Te-Vi
29/05/2016 – Jornal A Comarca – Buritama
Capa - Clube do Bem-te-vi encerra atividades em Buritama
27/05/2016 – Portal A Comarca Digital
Clube do Bem-te-vi encerra atividades em Buritama
24/05/2016 – O Liberal Regional – Araçatuba
Detran-SP e Polícia Militar levam educação para o trânsito a escolas
15/04/2016 – Jornal Notícia – Várzea Paulista
Escolas municipais participam do Programa "Clube do Bem-te-vi"
11/04/2016 – Portal Jornal de Jundiaí
Detran-SP e PM levam educação para o trânsito a escolas
08/04/2016 – Jornal Ita News – Itapeva
Clube Bem-Te-Vi encerra atividades em Itapeva nesta sexta-feira
17/03/2016 – Portal Segs – Santos
Detran-SP e Polícia Militar levam educação para o trânsito a escolas em Peruíbe
15/02/2016 – Rádio Jovem Pan 94,3 FM – Jornal da Manhã – São José dos Campos
Clube do Bem-te-vi inicia atividades em Campos do Jordão
21/10/2015 - Portal Prefeitura de São Sebastião
Segurança viária para idosos é tema de capacitação com representantes do Detran
01/10/2015 - Portal G1 - São Carlos e Araraquara
Parceria leva programa de educação no trânsito a estudantes de Mococa
03/09/2015 - TVD Mococa
Detran e prefeitura realizam programa educação no trânsito
11/08/2015 - Diário Oficial do Estado de São Paulo
Clube do Bem-te-vi ensina boa conduta no trânsito
05/08/2015 - Portal SEGS - Santos
Clube do Bem-te-vi beneficia mais de 1,4 milhão de alunos em 25 anos de ações educativas
04/08/2015 - Portal Radar Nacional
Alunos do interior paulista participam de programa de educação no trânsito
17/07/2015 - TV Rede Paulista - Jundiaí
Detran e PM realizam trabalho educacional nas escolas de Jundiaí
17/07/2015 - Portal G1 - Sorocaba e Jundiaí
Programa dá dicas sobre trânsito seguro em escolas de Jundiaí
17/07/2015 - TV TEM - TEM Notícias 1ª edição - Sorocaba e Jundiaí
Programa do Detran ensina como se comportar no trânsito em escolas de Jundiaí
16/07/2015 - TV TEM - Bom dia Cidade
Alunos participam de atividades sobre trânsito seguro em Jundiaí
14/07/2015 - Jornal da Cidade - Jundiaí
Detran-SP e PM levam educação para o trânsito a escolas de Jundiaí
23/06/2015 – Portal Revista Cobertura
FUNDACIÓN MAPFRE inicia capacitações do programa Educação Viária é Vital em parceria com o Detran-SP
23/06/2015 – Portal Seguros em Foco
FUNDACIÓN MAPFRE inicia capacitações do programa Educação Viária é Vital em parceria com o Detran-SP
16/06/2015 – Diário Oficial do Estado de São Paulo
Detran-SP orienta sobre transporte de crianças em veículos
27/05/2015 – Diário da Região (São José do Rio Preto)
26/05/2015 – Diário de Santa Bárbara
Santa Bárbara participa de capacitação do Detran-SP e ONG Criança Segura
26/05/2015 – Diário Regional – Fernandópolis
Capacitação de agentes de trânsito e educadores visa prevenção de acidentes
25/05/2015 – Rádio 94 FM – Bauru
Detran-SP e ONG Criança segura realizam capacitação de agente de trânsito e educadores em Bauru
25/05/2015 – Jornal Voz do Povo
Detran-SP e ONG Criança Segura realizam capacitação de agentes de trânsito e educadores em Jales
25/05/2015 – Rádio Metropolitana 1070 AM – Radar Noticioso - Mogi das Cruzes
Alto Tietê lança programa de educação no trânsito
25/05/2015 – Rádio Metropolitana 1070 AM – Radar Noticioso – Mogi das Cruzes
23/05/2015 – Portal Segs
22/05/2015 –Rádio 94 FM - Bauru
Detran-SP e ONG Criança Segura realizam capacitação de agentes de trânsito e educadores
13/05/2015 – Vale News
Detran-SP e Polícia Militar levam educação para o trânsito a escolas de Cachoeira Paulista
13/05/2015 – Jornal Atos - Lorena
Cachoeira Paulista faz parceria com Detran-SP para educar crianças no trânsito
09/05/2015 - Portal Associação Nacional dos Detrans
DETRAN/SP e ONG Criança Segura iniciam projeto de educação para o trânsito em seis cidades de SP
05/05/2015 – Diário de Rio Claro
Detran-SP e Polícia Militar levam educação para o trânsito a escolas de Brotas
06/04/2015 – Portal 123 Achei
Projeto leva educação para o trânsito a mais de 4 mil alunos de São Carlos
05/04/2015 – Primeira Página – São Carlos
Detran-SP e PM levam educação para o trânsito
05/04/2015 – Portal G1 – São Carlos e Araraquara
Projeto leva educação para o trânsito a mais de 4 mil alunos de São Carlos
05/04/2015 - Portal Brasil Notícia
Detran-SP e Polícia Militar levam educação para o trânsito a escolas de Brotas
05/04/2015 – Blog Tudo Variado Brasil – São Carlos
Projeto leva educação para o trânsito a mais de 4 mil alunos de São Carlos
03/04/2015 – Primeira Página – São Carlos
Detran-SP e PM levam educação para o trânsito
12/03/2015 - Jornal O Imparcial (Presidente Prudente)
Clube do Bem-te-vi: Projeto promove educação no trânsito em 11 escolas
11/03/2015 - Globo - Noticiário SPTV
Clube do Bem-te-vi: PM realiza projeto para criar motoristas mais conscientes
10/03/2015 - Portal G1
Escolas de Presidente Prudente recebem visitas do Clube do Bem-te-vi
10/03/2015 - ifronteira
Clube do Bem-te-vi leva educação para o trânsito a escolas de Presidente Prudente