Z7_350S9B1A00LQD0A4FHU1ME13C7
Especialização para transporte de carga indivisível
O curso tem como objetivo preparar o condutor para conduzir com segurança veículo de transporte de carga indivisível.
O condutor deve:
- Ser maior de 21 anos.
- Estar habilitado, no mínimo, na categoria “C”.
- Não estar cumprindo pena de suspensão do direito de dirigir, cassação da CNH, pena decorrente de crime de trânsito, bem como não estar impedido judicialmente de exercer seus direitos.
O curso de especialização para o transporte de carga indivisível é realizado em instituições de ensino credenciadas pelo Detran-SP.
- Clique aqui para ver a lista de instituições credenciadas.
- A carga horária e o conteúdo programático do curso estão normatizados pelo Contran (Resolução nº 789/2020, 849/21 e 1001/23). Clique aqui para mais informações.
Você pode fazer o curso:
|
|
Matricule-se em uma instituição de ensino credenciada pelo Detran-SP, apresentando todos os documentos solicitados, e faça o curso.
|
|
|
Após aprovação no curso, você receberá o seu Certificado e a instituição enviará a sua documentação ao Detran-SP para conferência e inserção do curso no seu prontuário.
Atenção!
Para que você possa exercer atividade remunerada com o veículo, é necessário que sua CNH possua a observação EAR.
Para saber mais sobre o serviço de inclusão da observação "Exerce Atividade Remunerada" na CNH, clique aqui.
|
|
|
Matricule-se em uma instituição de ensino credenciada pelo Detran-SP, apresentando todos os documentos solicitados, e faça o curso.
|
|
|
Prova teórica de cursos especializados ministrados na modalidade EAD |
Pague a taxa Detran-SP de exame teórico de curso especializado EAD e marque a prova eletrônica.
Agende seu exame teórico aqui.
Faça a prova teórica no local, dia e horário marcados.
O exame é obrigatório para cursos especializados de formação (curso base).
Aviso importante! O exame não está destinado a cursos especializados de atualização.
|
|
|
A instituição credenciada emitirá o certificado de conclusão do curso e o encaminhará ao Detran-SP, que fará a conferência dos requisitos e procederá a inserção do curso no seu prontuário no Estado de São Paulo, se for aprovado no exame.
Atenção!
Para que você possa exercer atividade remunerada com o veículo, é necessário que sua CNH possua a observação EAR.
Para saber mais sobre o serviço de inclusão da observação "Exerce Atividade Remunerada" na CNH, clique aqui.
|
- Original e cópia da Carteira Nacional de Habilitação (CNH), válida na data de início do curso.
- Certidão de CNH (seu histórico junto ao Detran-SP) para fins de direito original. (Clique aqui para saber como obter a sua Certidão de CNH).
- Certidão de Distribuição Criminal Estadual, que pode ser obtida no fórum de seu município.
Observação: toda a documentação acima mencionada deverá ser obtida no local onde o condutor possui registro na CNH, sendo obrigatório o registro no Estado de São Paulo.
- Para saber o valor do curso, consulte a instituição credenciada onde você pretende realizá-lo.
- Taxa Detran-SP de exame teórico apenas para cursos especializados ministrados na modalidade EAD - pague em um dos bancos conveniados (somente correntistas) ou nas Casas Lotéricas: R$ 48,62
Bancos conveniados (apenas correntistas), Casas Lotéricas ou Pix:
- Casas Lotéricas: vá ao caixa, informe seu CPF e solicite o pagamento da “Taxas de CNH (Definitiva, 2ª Via renov/adição/reab, Transferência)", com remessa do documento pelo correio.
- Pelo aplicativo: o pagamento de taxas do Detran-SP pode ser feito pelo aplicativo do Banco do Brasil.
- Nos caixas eletrônicos: selecione Pagamentos, Sem código de barras, IPVA e Taxa Detran (SP, PR, BA e SC)/Tributos, selecione a opção de pagamento, IPVA - Taxas DETRAN Estado de São Paulo, CNH-Cart. Nac. de Habilitação - Registro, preencha o campo RENAVAM OU CPF/CNPJ com o CPF, selecione a opção “Emissão de CNH - 2ª via renov/adicao/re - com postagem”.
- Pela internet (www.bb.com.br): escolha a opção Pagamentos > Imposto e taxas > Documentação CNH/RG > São Paulo > Habilitação - Emissão de habilitação.
- Nos caixas eletrônicos: escolha a opção Pagamentos, Débitos de Veículos, selecione a opção "São Paulo", Taxas Detran, Serviço: CNH-Cart.Nac.Habilitacao e Registro, Tipo de serviço: Emissão CNH - 2ª via renov/adicao/reabilit, insira o CPF e selecione a opção "Residência" para postagem via correio.
- Pela internet (www.bradesco.com.br): escolha a opção Pagamentos, Tributos (Impostos, Taxas ou Contribuições), Débitos de Veículos (IPVA, DPVAT, Licenciamento, Multas e Taxas), selecione o estado (UF) de emplacamento: São Paulo, Tipo de débito: Taxas Detran, Serviço: CNH-Cart.Nac.Habilitacao e Registro, Tipo de serviço: Emissão CNH - 2ª via renov/adicao/reabilit, Tipo de pessoa: Pessoa física, insira o CPF e Local de entrega: Residência.
- Pela internet (www.daypag.com.br): acesse a Página inicial > Pagamento de débitos veiculares e Auto escola > Outros pagamentos > Serviços Detran SP.
- Nos caixas eletrônicos: escolha Outras Opções, Outros Pagamentos (Impostos/Detran/DDA), Detran-SP, Taxa Detran, CNH-Cart. Nac. Habilitacao e Registro, “Emissao CNH-2ª via renov/adição/reabilit”, insira o CPF e selecione a opção "Correio" para postagem via correio.
- Pela internet (www.santander.com.br): escolha a opção Pagamentos e Recargas , Multas, IPVA e outros – DETRAN, Selecionar um Estado (São Paulo), Taxas DETRAN, Selecione o sub-serviço: CNH-Cart. Nac. Habilitacao e Registro, Tipo de sub-serviço: “Emissao CNH-2a via renov/adicao/reabilit”, digite o seu CPF e selecione “Enviar pelo correio”.
- Atendimento presencial: nas Cooperativas Sicoob e Agência Bancoob.
- Pelo aplicativo: selecione Conta Corrente > Pagamentos > IPVA e Taxas Detran > Taxas Detran SP.
- Nos caixas eletrônicos: selecione Pagamento > IPVA e Taxas DETRAN > Sem Código de Barras > Estado de São Paulo > IPVA TRLAV DPVAT.
- Pela internet:
Normas
- Resolução Contran n.º 789/20, 849/21 e 1001/23. Clique aqui para acessar as resoluções do Contran.
Atenção!
A norma acima não esgota a fundamentação legal referente a este serviço.
Outras leis, tratados internacionais, resoluções, decretos, portarias ou comunicados podem regular o tema.
Veja as normas de trânsito.
Voltar
|