Central Estadual de Demandas Judiciais do Detran-SP completa um ano com resolução de mais de 90% das demandas judiciais recebidas

11/09/2024

A equipe da CEDJ, composta por 82 funcionários distribuídos pelo estado, trata diariamente um volume aproximado de 400 solicitações.

André Serafim Bernardi, Procurador Geral do Estado e coordenador do Núcleo de Contencioso da PGE/Detran-SP, destacou a eficiência da Central:

“A criação da CEDJ foi uma medida administrativa acertada e exitosa. Em menos de um ano, trouxemos um expressivo salto de qualidade no tratamento das demandas judiciais, o que vem proporcionando o aumento dos resultados judiciais favoráveis à autarquia”.

A Central também atua em estreita colaboração com a Procuradoria Geral do Estado de São Paulo (PGE-SP), o Ministério Público (MPSP) e o Poder Judiciário. Essa parceria tem sido essencial para garantir a celeridade e precisão na defesa dos interesses do Detran-SP.

“Com um corpo de servidores qualificados, conseguimos tornar os subsídios para a defesa do Detran-SP em juízo mais céleres, técnicos, minuciosos e convincentes,” acrescentou Bernardi.

Para aumentar a eficiência operacional, a Diretoria de Sistemas do Detran-SP desenvolveu um aplicativo próprio para o cadastro e monitoramento diário das demandas.

“O aplicativo CEDJ nos permite consolidar e apresentar informações de maneira clara e intuitiva, facilitando a análise e o monitoramento de dados importantes,” explicou Caroline Lunardi, coordenadora da CEDJ.

A inovação não para por aí. A equipe da CEDJ está adotando o uso de Inteligência Artificial (IA) por meio do Microsoft Copilot. Lunardi está otimista com a novidade:

“Estamos empolgados com o impacto positivo que a IA trará ao nosso dia a dia. Com essa tecnologia, poderemos focar mais em atividades estratégicas e complexas, garantindo um alto padrão de qualidade nas nossas entregas e aumentando nossa capacidade de resposta.”

Todas essas iniciativas estão diretamente conectadas aos objetivos do Planejamento Estratégico 2023-2031, desenvolvido para posicionar o Detran-SP como referência nacional em eficiência, inovação e excelência no atendimento ao cidadão. Com diretrizes claras, o plano promove uma gestão pública integrada e de longo prazo.

Nesse contexto, as centrais estaduais desempenham um papel vital, atuando como unidades especializadas projetadas para otimizar processos, elevar a qualidade dos serviços e preparar o Detran-SP para os desafios futuros.

Além da CEDJ, o Detran-SP já implementou outras dez Centrais Estaduais, todas alinhadas aos objetivos do Planejamento Estratégico 2023-2031 da autarquia:

1. Central Estadual de Atendimento (CEA)

Realiza as operações transacionais sistêmicas de segundo nível, em apoio aos atendentes de mesa, principalmente para os Postos Poupatempo.

2. Central Estadual de Demandas Judiciais (CEDJ)

Realiza o atendimento às manifestações, solicitações e decisões de demandas oriundas do Poder Judiciário nas quais o Detran-SP seja parte.

3. Central Estadual de Condutores (CEC)

Realiza as operações de emissão de Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e Permissão Internacional para Dirigir (PID).

4. Central Estadual de Veículos (CEV)

Realiza as operações de emissão de Certificados de Registro de Veículo (CRV) e Certificados de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV).

5. Central Estadual de Aplicação de Penalidades (CEAP)

Realiza o julgamento de defesas em processos de Suspensão do Direito de Dirigir e Cassação da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

6. Central Estadual de Autorizações (CEAUT)

Realiza a emissão de autorização de condutor de veículo responsável pelo transporte de escolares.

7. Central Estadual de Liberações (CEL)

Realiza a liberação de veículos apreendidos devido às fiscalizações de trânsito, bem como analisa a viabilidade de desbloqueio de veículos anteriormente bloqueados por infrações de trânsito que ensejam vistoria veicular com o fito de regularização de segurança veicular, por exemplo.

8. Serviço de Atendimento ao Cidadão (SAC)

Realiza os tratamentos das manifestações dos cidadãos e agentes delegados e regulados. Independentemente do assunto, tendo em vista identificar possíveis erros ou oportunidades que causaram a necessidade de manifestação, regulariza os casos e confirmações passam a constar em canais de apoio e retorno aos interessados. Atuam também como canal de defesa do cidadão.

9. Central Estadual de Apuração Preliminar (CEAPRE)

Realiza a preparação e instrução processual das Apurações Preliminares em face de servidores e empregados públicos.

10. Central Estadual de Dublês (CED)

Realiza a preparação e instrução processual dos Processos Administrativos relacionados à identificação de veículos dublês.

11. Central Estadual de Serviços de Agentes Delegados e Regulados (CESADR)

Realiza todos os trâmites processuais dos serviços dos agentes delegados e regulados, principalmente as atividades de credenciamento, fiscalização, instrução de processos sancionatórios, e suporte ao processo de recadastramento.

Realiza todos os trâmites processuais dos serviços dos agentes delegados e regulados, principalmente as atividades de credenciamento, fiscalização, instrução de processos sancionatórios, e suporte ao processo de recadastramento.

A criação da CEDJ e das demais centrais faz parte de um esforço contínuo de modernização do Detran-SP, alinhado ao modelo de governança multinível que garante que decisões estratégicas sejam rapidamente transformadas em ações práticas, com agilidade e coordenação entre os diferentes níveis de liderança.

Todas essas iniciativas estão diretamente conectadas aos objetivos do Planejamento Estratégico 2023-2031, desenvolvido para posicionar o Detran-SP como referência nacional em eficiência, inovação e excelência no atendimento ao cidadão. Com diretrizes claras, o plano promove uma gestão pública integrada e de longo prazo. Nesse contexto, as centrais estaduais desempenham um papel vital, atuando como unidades especializadas projetadas para otimizar processos, elevar a qualidade dos serviços e preparar o Detran-SP para os desafios futuros.

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