Detran-SP apresenta cases de sucesso em transformação digital durante evento voltado para gestão pública
04/12/2023

São Paulo, 01 de dezembro de 2023 – O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) participou do Tech Gov Forum SP “Governo Digital e a Transformação Total da Sociedade”, nesta quinta-feira (30), realizado no Centro Brasileiro Britânico (CBB), na capital paulista. A direção da autarquia destacou, em dois painéis, os cases de sucesso relacionados à automação e transformação digital progressiva do órgão, metas decorrentes dos pilares da nova gestão (Integridade, Transparência e Eficiência), capazes de garantir a segurança no trânsito paulista e a excelência nos serviços prestados ao cidadão. O evento foi organizado pela Companhia de Processamento de Dados do Estado de São Paulo (Prodesp).
O diretor-presidente do Detran-SP, Eduardo Aggio de Sá, foi um dos painelistas do tema “Gestão da Tecnologia da Informação, Governança e LGPD”. Já o diretor de Sistemas do Detran-SP, Paulo Loesch, integrou o debate sobre “Datacenter, Cloud e Computação de borda: Novas possibilidades e Infraestrutura de TIC”.
Mereceram destaque durante o encontro avanços em proteção de dados pessoais, segurança da informação, produtividade e colaboração, Inteligência Artificial, “Internet das Coisas” e “Cloud Computing”. Essas tecnologias disruptivas não só interferem na agilidade dos processos e produtividade nos órgãos públicos, como também garantem progressivamente a entrega de serviços de melhor qualidade aos cidadãos.
Dentre as inovações do Detran-SP apresentadas no evento estão as ferramentas de segurança que evitam fraudes, acessos indevidos e ajudam a coibir ataques, adotadas pela nova gestão do órgão. A diretoria também destacou as capacitações frequentes do corpo de servidores de diferentes áreas, promovidas para uso progressivo da tecnologia na autarquia. Além disso, foram enumeradas medidas decisivas no processo de Transformação Digital da instituição, como a instalação e configuração de firewalls nas unidades espalhadas pelo Estado de São Paulo, que ajudam no controle de filtragem de conteúdo, além do monitoramento de tráfego, segurança do Wi-Fi, entre outros recursos. O objetivo da autarquia é se firmar como o melhor órgão de trânsito do País, referência em segurança viária e em qualidade dos processos.
Paulo Loesch, diretor de sistemas do Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo, ressaltou a importância das soluções que vêm sendo implantadas: “O Detran-SP está empenhado em realizar grandes transformações digitais, com foco no ambiente em nuvem e na segurança da informação, que irão trazer maior integridade, confiabilidade e disponibilidade dos dados, além da segurança das informações”, contou. “Assim, estamos mitigando os impactos de possíveis ataques no nosso sistema para a sociedade paulista. Tais medidas são essenciais para alcançar o objetivo de um Detran-SP mais digital e ágil, com serviços que visam simplificar a vida do cidadão, tornando-o o foco da transformação digital”, completou.
Sobre o Detran-SP
O Detran-SP trabalha incessantemente para prevenir sinistros e preservar vidas, com a meta de organizar um trânsito mais seguro e harmonioso entre todos os modais. O órgão segue comprometido em oferecer serviços de excelência aos cidadãos, baseados em valores como respeito, integridade, segurança e eficiência.
Atualmente, está implementando gradualmente a transformação digital para melhorar a qualidade de vida dos paulistas, facilitando o acesso aos serviços públicos. Cerca de 93% dos atendimentos realizados nas unidades do Detran-SP integradas ao Poupatempo são feitos de forma digital.
Como o maior órgão executivo de trânsito do país, o Departamento de Trânsito Paulista é responsável por 28% da frota brasileira, com mais de 32 milhões de veículos registrados e mais de 27 milhões de motoristas habilitados em todo o estado. Mensalmente, emite aproximadamente 400 mil Carteiras Nacionais de Habilitação (CNHs) e 1,2 milhão de Certificados de Registro e Licenciamento Veicular (CRLVs). Em média, são emitidos mais de 136 mil documentos por dia.