O licenciamento do veículo pode ser antecipado (feito de janeiro a junho, ou seja, antes do calendário normal de licenciamento), independentemente do número final da placa.
Aviso importante! A partir de 2 de janeiro, os motoristas já podem realizar o licenciamento antecipado. O serviço é oferecido pelo Detran-SP para facilitar o pagamento do licenciamento junto com o IPVA, que deverá ser quitado integralmente. Para o pagamento do IPVA, consulte www.fazenda.sp.gov.br. |
Condições:
1) Faça o pagamento pelo sistema bancário. Após o pagamento, o documento eletrônico pode ser solicitado diretamente no portal do Detran-SP (clique aqui), no portal de serviços da Senatran ou ainda na Carteira Digital de Trânsito do Governo Federal, através do aplicativo CDT.
2) Quitação integral do IPVA de 2024.
3) O veículo deve ter sido licenciado no exercício de 2023 e não deve apresentar eventuais débitos (como multas e DPVAT). Havendo débitos, deverão ser quitados.
Atenção!
Desde 2021, o valor do seguro DPVAT é igual a zero para todas as categorias de veículos. Para realizar o pagamento pendente de anos anteriores, clique aqui.
4) O veículo não poderá apresentar restrições judiciais ou administrativas. Exemplos: bloqueios judiciais, bloqueios administrativos (falta de transferência, apreensão, etc), registro de furto ou roubo.
5) O veículo deverá estar emplacado com placas padrão Mercosul (novo modelo) ou padrão cinza (3 letras).
6) Se o veículo for movido a gás natural (GNV), deve-se fazer a inspeção anual de segurança veicular antes de pagar o licenciamento. O laudo da inspeção deve estar válido e não pode ter sido utilizado para emitir outro CRLV-e (exceto se foi emitido em até 60 dias antes da data do licenciamento).
7) Para realização do Licenciamento 2023, caminhões com carroceria tipo basculante e caminhões-tratores destinados à movimentação e operação de veículos rebocados com carroceria tipo basculante com algarismo final da placa ímpar deverão demonstrar que possuem instalado dispositivo que impede o acionamento da tomada de força de forma involuntária da carroceria tipo basculante. A exigência para veículos com algarismo final da placa par ocorrerá em 2024. Para regularização da condição, deverá ser solicitado o serviço de Alteração de Características do Veículo
O descumprimento do disposto na Resolução Contran nº 859/2021 sujeita o infrator, conforme o caso, independentemente de outras penalidades, às seguintes sanções previstas no CTB:
I - art. 169: quando o condutor dirigir o veículo com a carroceria na posição de basculamento;
II - art. 230, inciso VII: quando o veículo estiver com o sistema de segurança instalado, mas sem a devida informação da alteração no CRLV-e, em desacordo com o disposto nos art. 7º e 8º;
III - art. 230, inciso IX: quando o veículo estiver com o sistema de segurança ausente, ineficiente ou inoperante;
IV - art. 230, inciso X: quando o veículo estiver com o sistema de segurança instalado, mas em desacordo com o previsto nesta Resolução; e
V - art. 237: quando o veículo não possuir as informações de alerta previstas no art. 4º ou quando as informações estiverem em local não visível ao motorista.
8) Não podem realizar o licenciamento antecipado, em função da necessidade de apresentação de documentos complementares na unidade de trânsito, os seguintes veículos:
Pagamento
- Valor da taxa de licenciamento em 2024 para todos os veículos: R$ 160,22
Bancos conveniados (apenas correntistas), Casas Lotéricas ou Pix:
Pix1 |
Bradesco2 |
Caixa Econômica Federal2 |
|||
Casas Lotéricas4 |
Daycoval5 |
Itaú2 |
|||
Mercantil do Brasil2 |
Rendimento5 |
Safra2 |
|||
Santander2 |
Sicoob234 |
Banco do Brasil23
|
Meios de pagamento aceitos:
1 Pagamento por pix, veja detalhes.
2Pagamento pela internet (internet banking) e caixas eletrônicos.
3 Pagamento pelo APP do banco.
4 Pagamento presencial (agência).
5 Pagamento pela internet (internet banking).
- Ao fazer o licenciamento eletrônico antecipado, é preciso quitar débitos e possíveis multas.
Atenção!
Desde 2021, o valor do seguro DPVAT é igual a zero para todas as categorias de veículos. Para realizar o pagamento pendente de anos anteriores, clique aqui.
- O Detran-SP não emite boleto para o pagamento de multas. O pagamento deve ser feito por meio do número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam), que consta no Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e). A taxa pode ser recolhida nas Casas Lotéricas ou pelos seguintes bancos conveniados: Banco do Brasil, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Banco Daycoval, Itaú, Banco Mercantil do Brasil, Safra, Santander e Sicoob.
- Para o pagamento do IPVA, consulte www.fazenda.sp.gov.br.
Baixe ou imprima o documento
Após o pagamento do licenciamento, DPVAT e eventuais débitos, você poderá ter acesso ao documento.
Atenção!
Desde 2021, o valor do seguro DPVAT é igual a zero para todas as categorias de veículos. Para realizar o pagamento pendente de anos anteriores, clique aqui.
Emissão digital do documento |
Atendendo a determinação do Contran, a emissão do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV-e) passou a ser digital, não havendo mais a impressão do papel moeda (documento verde).
O documento agora reúne o Certificado de Registro de Veículo (CRV) e o Certificado de Licenciamento de Veículo (CRLV) num único documento. Conheça aqui o CRLV-e.
Download ou impressão do documento do veículo |
24 horas após o pagamento do licenciamento, DPVAT e eventuais débitos, você poderá ter acesso ao documento.
Clique aqui para verificar se o documento do veículo já foi emitido.
Após, faça o download ou imprima o documento do veículo pelo portal do Detran-SP, aplicativo “CDT - Carteira Digital de Trânsito” do governo federal (exclusivo para pessoa física), ou portal de serviços da Senatran.
No caso de pessoa jurídica, não há acesso pelo aplicativo CDT. Deverá ser feita a impressão pelo portal de serviços da Senatran ou portal do Detran-SP.
Para ter acesso ao documento do veículo pelo portal do Detran-SP, clique aqui.
Atenção!
Caso o pagamento já tenha sido realizado, e o documento não tenha sido emitido, entre em contato com o Fale com Detran, se preferir, procure uma das Unidades de Atendimento do DETRAN ou Postos de Atendimento do Poupatempo.
Lembrando que, para atendimento presencial é necessário agendamento. Clique aqui e veja unidade mais próxima!
Em caso do veículo possuir qualquer restrição e/ou bloqueio administrativo o atendimento presencial deverá ser realizado apenas na Unidade de registro do veículo.