Conheça o Detran-SP
O Departamento Estadual de Trânsito de São Paulo (Detran-SP) faz parte do Sistema Nacional de Trânsito (SNT) e é responsável no estado pelas atividades de trânsito estabelecidas pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB) e por normatização própria.
São competências do Detran-SP promover educação para o trânsito, planejar, coordenar, executar e controlar ações relacionadas à habilitação de condutores, documentação e serviços para veículos. Além disso, o órgão produz estatísticas de trânsito e gerencia a autuação e a arrecadação de multas.
O objetivo do órgão é realizar todas essas atividades com qualidade, eficiência e transparência, contribuindo para a defesa da vida e da cidadania.
O Detran-SP conta com unidades de atendimento em todos os municípios do estado. São 336 Circunscrições Regionais de Trânsito (Ciretrans), 309 Seções de Trânsito, além dos postos fixos de atendimento do Poupatempo. Possui, ainda, unidades regionais de acompanhamento e controle e uma estrutura de coordenação e normatização, localizada na capital do estado.
A Reestruturação do Detran-SP
O projeto consiste em uma iniciativa de reestruturação administrativa e funcional do órgão executivo central de trânsito do estado com objetivo de se alcançar uma mudança significativa na sua relação com os cidadãos, com sua estrutura descentralizada, com as empresas prestadoras privadas de serviços e com os Municípios. Está sendo realizado um amplo trabalho de revisão e simplificação dos serviços do Detran-SP com a prioridade de facilitar a vida do cidadão paulista. A implementação do projeto tem como foco principal levar ao cidadão paulista o mesmo padrão de atendimento do Poupatempo.
O trabalho tem como base a revisão e desburocratização de processos da organização, o uso de tecnologia para simplificar, padronizar e agilizar a prestação de serviços, a ampliação da realização desses serviços por meio dos Postos Poupatempo, a transparência e igualdade de atendimento aos usuários dos serviços do Detran-SP, e a disponibilização de informações claras e corretas ao cidadão.
Além disso, serão estabelecidas iniciativas de valorização e capacitação dos servidores, novas unidades de atendimento, novos canais de comunicação com o cidadão e de relacionamento com os parceiros, e investimentos em programas de Educação para o Trânsito. Os beneficiários desse projeto são os cidadãos que buscam os serviços do Detran-SP, os servidores e parceiros do órgão, e a sociedade paulista como um todo.
O projeto prevê os seguintes impactos: propiciar ao cidadão o mesmo padrão de atendimento dos Postos Poupatempo no Detran-SP; a Liberação de mais de 1300 Delegados e Policiais até então dedicados exclusiva ou parcialmente às atividades de trânsito; simplificação dos serviços do Detran-SP; oferecer maior agilidade e conveniência ao usuário na prestação dos serviços; diminuição das infrações e acidentes no trânsito; formar cidadãos mais conscientes no trânsito; melhorar a comunicação com o cidadão; ampliar a satisfação do usuário em relação aos serviços do órgão.